A Terapia Focada nas Emoções (TFE), elaborada ao longo das últimas três décadas por Leslie Greenberg e colaboradores, é reconhecida pela American Psychological Association (APA) como uma abordagem baseada em evidências para o tratamento da depressão, demonstrando eficácia em lidar com traumas complexos (Paivio & Pascual-Leone, 2010), transtorno de ansiedade social (Shahar, 2013), distúrbios alimentares (Robinson, Dolhanty & Greenberg, 2015), e conflitos familiares e conjugais (Goldman & Greenberg, 2015).
O grande diferencial da TFE é sua natureza integrativa, que combina descobertas neurocientíficas com princípios humanistas e construtivistas. A ênfase está na relação terapêutica, na empatia e em intervenções vivenciais. O principal objetivo é reorganizar o sistema de significados do paciente, utilizando processos experienciais e relacionais que visam acessar e transformar emoções (Greenberg, 2010a).
Nesse modelo, as emoções, em vez dos pensamentos, são vistas como o núcleo organizador da experiência humana. Relembrando no princípio de Descartes, “penso, logo existo”, a TFE adota a máxima “sinto, logo existo”. Embora as cognições também desempenhem um papel significativo na construção de sentido, as emoções são o que geralmente levam as pessoas a buscar terapia.
A TFE também se baseia nas recentes descobertas sobre a memória, que sugerem que ela é flexível e que a carga emocional associada a memórias pode ser alterada. Não se trata de apagar memórias, mas de modificar seu impacto emocional, que é o foco da intervenção terapêutica. Assim, é possível alterar uma emoção com outra: o medo evocado por memórias de violação ou agressão pode ser transformado em raiva, a vergonha pode ser substituída pela autocompaixão, e a tristeza pode ser aceita e transformada através da compaixão do terapeuta.
O processo da Terapia Focada nas Emoções é intenso e repleto de significados, promovendo autenticidade, compaixão e gentileza. Os terapeutas oferecem apoio e companhia, ajudando o cliente a explorar caminhos dolorosos e áreas ocultas de si mesmo.
Destaques da Terapia Focada nas Emoções:
Foco nas Emoções: Prioriza o entendimento e transformação das suas emoções.
Abordagem Comprovada: Reconhecida pela American Psychological Association (APA) como eficaz para várias condições.
Integrativa: Combina neurociência com princípios humanistas e construtivistas.
Relação Terapêutica: Destaca a empatia e conexão com o terapeuta.
Apoio Seguro: Guia você em uma exploração segura de suas emoções.
Transformação Emocional: Ensina como mudar emoções negativas para positivas.
Reorganização de Significados: Ajuda a entender melhor a si mesmo e aos outros.
Memória Flexível: Altera a carga emocional de memórias difíceis.
Fonte: Marco Aurelio Mendes (2015). Acesso em https://tfebrasil.com.br/psicoterapias_emocoes.asp